top of page
_MG_3859.jpg

Sobre Nós

Semente

Nosso trabalho é uma semente que germina ao nos conectarmos com os elementos da natureza.

Nos baseamos nos conceitos da Ecologia Profunda que concebe o mundo como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados.

 

Nossa inspiração vem dos ciclos da natureza, do movimento da lua que alternam nossa energia e emoções.

_MG_3913.jpg

"A ecologia profunda reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular na teia da vida."
(Fritjof Capra)

tingimento natural
slow fashion

Essência

Moda Slow Fashion que busca construir valores eco conscientes através de uma nova percepção que resgata saberes ancestrais e desenvolve pesquisa e tecnologia.

Queremos despadronizar corpos, o sistema de produção e a própria imagem de si e do outro ao trabalhar com técnicas que não permitem a repetição.

POR TRÁS DA MARCA

Gabriela Kuhnen
ecoprint

Gabriela Kuhnen

Criadora e idealizadora da marca Florapele tem uma extensa formação acadêmica com graduação em Moda, Design de Produto, Especialização, Mestrado e Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisadora em processos de projetação com impressão botânica para a construção de marcas ecológicas de Moda.

Atuou por mais de dez anos em outras marcas e desde de 2013 ingressou novamente na academia como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina, no curso de Moda.

 

Neste universo busca contribuir com uma formação que enfoque a sustentabilidade com valores ecológicos na indústria da moda. Acreditando que futuros designers e estilistas possam contribuir para uma produção mais equilibrada e justa para o ecossistema como um todo.

 

Em 2021 como forma de materializar processos de sua própria vivência criou a Florapele integrando os conceitos de moda sustentável e o resgate de filosofias e saberes ancestrais.

Fazer Manual

O trabalho com os pigmentos naturais remete a um ofício antigo e a um saber ancestral. Hoje este trabalho deixou de ser praticado apenas com o objetivo primário de tingir objetos ou vestuário e se tornou uma profissão carregada de significados tornando-se um estilo de vida que vai além do propósito funcional e perpassa por valores éticos, morais e filosóficos.

 

Valorizamos não só a sustentabilidade nos eixos ambientais, sociais e econômicos, mas também o compartilhar transformações na maneira de perceber e atuar no mundo.

Uma vez por mês abrimos nossa ateliê para que o público possa experienciar nosso processo através de uma Vivência Botânica.

"Integramos valores eco conscientes com um viver de forma sistêmica contemplado por um fazer manual e lento, permitindo observar seu próprio tempo interno, assim como observamos os ciclos da natureza."

IMG_6766.JPG

Ateliê

Nosso ateliê está localizado em Florianópolis no bairro rural de Ratones imerso na Mata Atlântica.

Trabalhamos com uma moda slow, produzimos peças em pequenos lotes e toda a produção é realizada dentro de nosso ateliê.

 

A maior parte das plantas que utilizamos em nosso processo semeamos no nosso espaço ou coletamos de forma consciente no próprio bairro.

Priorizamos a relação com o meio ambiente e com todos os outros seres.

_MG_3820.jpg
Ecoprint
BIBI - _ODARACRIS-181.jpg

Ciclos

Nossas peças são conexões com a natureza e com os ciclos que vivenciamos através do movimento celeste da Terra.

 

Nossos corpos e emoções são afetados por essas forças que estão a todo momento interagindo e nos oferecendo sensações diferentes:

 

Calor e disposição no verão, frio e recolhimento no inverno.

 

Fertilidade e produtividade na primavera, acolhimento e pausa no outono.

 

Assim, também nossos hormônios e nosso ciclo reprodutivo nos movimentam por diferentes fases que podem ser ligadas ao movimento lunar as quais relacionamos aos arquétipos.

"Ao estarmos conscientes das forças que agem interna e externamente ao nosso corpo podemos atuar de maneira assertiva, expandindo e potencializando nossa energia ou recolhendo e acolhendo nossa emoções."

Arquétipos

Ser cíclica é deixar a natureza fluir em nós.

 

O astro celeste que é associado as fases hormonais das mulheres - a lua, representa também as emoções, as profundezas e o mistério.

 

Quando nos conectamos com essa energia, nos integramos a natureza, a energia da criação e ao infinito.

Em cada mulher atua uma força no seu íntimo que influencia o modo como sentem e agem no mundo. São poderosos padrões internos que regem nossos papéis em um determinado momento de nossas vidas.

 

Essa energia podemos também chamar de arquétipos ou Deusas.

 

Em um ciclo lunar passamos por quatro arquétipos:

Ao entender esse períodos podemos transformar nossa realidade a partir de uma alquimia interna que temos a possibilidade de vivenciar todos os meses.

Nossa natureza tão sábia nos permite nascer, expandir, minguar e morrer muitas vezes para evoluirmos constantemente.

As plantas e as Deusas

Essa energia que influencia nosso comportamento e nossa percepção vem do cosmos e se reflete na natureza. As plantas são os seres mais extraordinários deste planeta e assumem a energia do cosmos reunindo em seus corpos a experiência entre a terra e o céu.

 

As plantas respondem ao seu redor e à atmosfera produzindo compostos variados como aromas, e outras substâncias que nutrem tanto nosso físico quanto o mental.

 

São as plantas que atuam de muitas maneiras no nosso organismo físico e sutil que podem nos ajudar a convocar nossas deusas, nossa força interna, aquela que precisamos manifestar.

BIBI - _ODARACRIS-29_edited.jpg
bottom of page