Impressão Botânica
Alquimia
A impressão botânica consiste de diferentes técnicas que utilizam diretamente as plantas para transferir suas formas e substâncias corantes para o material têxtil.
Tratamos nosso processo como uma alquimia e um ritual que nos conecta com as forças e os cinco elementos da natureza:
Terra, fogo, água, ar e éter.
A terra é representada pelo reino vegetal, a base do nosso processo.
O ar é a atmosfera que nos liga uns aos outros, produzida pelas próprias plantas.
O fogo é responsável pela transmutação e transferência das substâncias corantes.
A água é o elemento que limpa e dá início a novos processos.
O éter é o sacro, aquilo que transcende em todas nós.
Plantas
A cor e as formas geradas pelo reino vegetal nos surgem como princípio motivador para o desenvolvimento de produtos de moda ecológicos.
Trabalhamos com planta nativas e abundantes. Usamos diferentes partes das plantas: flores como as Cosmos, Coreópsis, Hibiscos, Camomila, Macela. Folhas de árvores como Eucalipto, Alchornea, Goiabeira, Araçá. Cascas de árvores e cebola ou sementes como as do Urucum.
Nosso trabalho com as plantas vai além de atuarem como nossa matéria prima. Mergulhamos na sua essência e compreendemos que na transferência de suas substâncias para a base têxtil, muitas reações químicas se desenrolam e o resultado depende de variáveis que nem sempre podem ser controladas.
Pigmentos Naturais
Durante milênios, os pigmentos naturais foram utilizados como corantes para roupas, alimentos, objetos ou pintura corporal. Com o advento dos corantes químicos esse consumo se reduziu muito. No entanto, uma da áreas mais poluentes da indústria da moda são os efluentes do processo de tingimento.
Nas nossas peças trabalhamos exclusivamente com pigmentos naturais que não poluem e não são prejudiciais nem ao meio ambiente, nem a sua pele. Nossos corantes vem de ervas medicinais como chá verde e preto, erva mate, macela, cebola, abacate, e taninos da acácia negra e eucalipto.
Trabalhamos também com cascas de árvores como barbatimão, catuaba, aroeira entre outras.
De forma reduzida utilizamos o pau Brasil, devido a sua forma de extração.
Utilizamos ainda o indigo e a colchonilla.
Algodão Orgânico
Escolhemos o algodão orgânico por ser uma fibra cultivada livre de agrotóxicos que evita que os pesticidas inundem o solo e afetem todo o ecossistema.
O algodão é uma fibra retirada das sementes das plantas que pertecem ao gênero Gossypium. Como característica principal são muito absorventes, leves e macias, biodegradáveis e com grande capacidade de permeabilidade do ar.
Medicina da Mãe Terra
Além das capacidades estéticas, consideramos na escolha dos corantes a sua aptidão de interação na matéria e seus potenciais medicinais nos têxteis.
Muitas das plantas tintórias possuem propriedades usadas na medicina tradicional e na medicina popular, tanto para ingestão como para uso externo sobre a pele.
Nossa pesquisa e desenvolvimento leva em consideração potenciais medicinais nos têxteis que tornam-se agentes bactericidas e fungicidas.
Além disso, a escolha e uso das plantas são a criação de uma narrativa que fala da espécie, da natureza, do consumo, dos ciclos de vida-morte-vida, do meio ambiente e do propósito da marca.
Sustentabilidade
Eixo Ambiental
No nosso processo produtivo utilizamos matérias-primas naturais e priorizamos o uso de algodão orgânico. Dessa forma com uma matéria prima biodegradável e sem uso de agrotóxicos na sua produção minimizamos impactos ambientais.
Além disso, utilizamos exclusivamente pigmentos naturais de fontes renováveis. Nas nossas técnicas não utilizamos derivados de petroquímicos.
Eixo Social
Trabalhamos com uma moda slow, em processos que respeitam as pessoas em relação a saúde e a segurança. O nosso local de trabalho atende as normas de produção e ainda se configura como artesanato, devido aos nosso processos e técnicas.
Estamos localizados em um ambiente de muito ar puro, verde e silêncio que propicia a escuta dos movimentos internos.
Eixo Econômico
Fomentamos a produção e o turismo local através de nossa integração com o Ratones Rural. É um coletivo onde a união dos saberes tradicionais e de iniciativas trazidas por novos moradores construíram um ambiente único e vibrante. Os visitantes encontram opções de locais para passear e desfrutar dos produtos e serviços através de um turismo de natureza.